INCUBAÇÃO NATURAL

 A incubação natural é ainda  muito usada em todo o mundo, muito devido ao seu custo reduzido e simplicidade.Os elemento que intervêm nesta incubação são o ovo, a galinha e o ninho.
 Abordaremos então mais detalhadamente cada um destes aspectos entre outras questões.


O ovo

O ovo consta de seis partes: o gérmen ou blastoderme, a gema, a membrana vitelina, a clara, as membranas da casca e a casca.
 O pinto procede exclusivamente  do gérmen, e, tanto a gema como a clara, são utilizados para a sua alimentação.
 O primeiro cuidado para obter boas incubações passa inevitavelmente pela selecção dos ovos.
 Mesmo quando se destinam à incubação natural, os ovos devem ser retirados dos ninhos, seleccionando  os que têm um peso médio  para a raça em questão, e armazenados em local seco, longe dos raios solares,  a temperatura ideal  de 13 graus centígrados e uma humidade de 60%. Os ovos para incubação devem ser armazenados por um período máximo de 10 dias  
  Os ovos sujos não devem ser incubados, porque podem produzir infecções nos pintos. Se a sujidade é pequena deve raspar-se, em caso algum devem ser lavados, pois a lavagem abre os poros do ovo provocando a evaporação excessiva da água interior durante a incubação.



O ninho                                

O ninho pode ser fabricado em vários materiais, a madeira é uma boa opção, não só por ser económica como é um material térmico. Deve ter 35 cm de altura e outros tantos de largura, com profundidade de 30 cm, tendo na sua parte frontal uma abertura com 35 cm de largura  por  25 cm  de altura(a sua base interior deve ser suficiente para que a galinha o cubra por completo). Aconselho a sua  colocação próximo do chão, por forma a que a galinha não tenha de voar nem fazer grandes esforços para subir para ele. O estrato do ninho deverá ser composto por uma camada de pedras pequenas seguida de uma camada de areia e por fim palha, onde se põe os ovos numa só camada, não devendo nunca os ovos ficarem amontoados.


 A galinha 

 É sabido que há boas e más mães entre as galinhas. Por isso devem destinar-se à incubação só aquelas com provas dadas (pode experimentar uma galinha que não conhece pondo ovos falsos ou ovos retirados de outra incubação, durante 4 a 5 dias de modo a observar o seu comportamento). Das melhores, pode escolher por entre as maiores tendo sempre em conta que não deve ser demasiado pesada, galinhas muito pesadas tendem a partir os ovos com facilidade. A Sedosa do Japão e outras raças pequenas similares são as mais apropriadas.

 Antes de colocar a galinha no ninho convém polvilhá-la com qualquer produto para a libertar de maior parte dos parasitas que tiver. As galinhas chocas devem colocar-se num local ligeiramente escuro e frio, podendo colocar-se várias galinhas no mesmo local, cada uma no seu ninho. A hora mais favorável para iniciar a incubação é ao cair da noite, porque estarão mais calmas do que durante o dia.   O número de ovos que se pode colocar sob uma galinha depende especialmente do tamanho desta. É indiferente ser em número par ou ímpar, mas não fará mal seguir a tradição de se colocar sempre em números ímpares.

Alimentação

As galinhas que estão a chocar devem alimentar-se de uma mistura  grãos duros, como o trigo, aveia e o milho. Também pode ser dado algum alimento verde, e deverão ter sempre água fresca e limpa à sua disposição.

Cuidados durante a incubação 

Devem examinar-se os ovos de vez em quando, para comprovar se se partiu algum  e retirá-lo imediatamente. 
A partir do 19.º dia de incubação deve-se procurar por todos os meios que a galinha permaneça continuamente no ninho, pelo menos até à saída do primeiro pinto.



Após o nascimento

Após o nascimento, deve colocar a galinha com os pintos num local tranquilo, com água sempre limpa,
migalha de iniciação para os pintos e grãos duros para a galinha. Nunca tenha uma galinha com pintos junto de outras aves adultas, para alem de os pintos poderem ser picados ou pisados, estarão também mais expostos a doenças.


Tirar o choco a uma galinha

Para tirar o choco a uma galinha que não interesse que continue a ser mãe adoptiva basta colocá-la numa pequena jaula, preferencialmente feita em rede. É muito importante que o fundo seja em rede, para que seja bem ventilada.
 O mais prático é colocar esta jaula na parede do galinheiro, dotando-a de recipientes para comida e bebida, à quem opte por deixar a ave sem comida, o resultado será o mesmo, com a diferença de que tardará a recuperar-se.