SEGREDOS DA NOSSA CRIAÇÃO


Bem... verdade é que não tenho nenhum segredo para contar, a existir eu não conheço nenhum. Existem sim boas práticas que devemos ter sempre em atenção.


          
1) Instalações

 Antes mesmo de adquirir qualquer ave, temos te ter condições para os ter. 
Não falo em instalações luxuosas, mas sim que reúnam as condições necessárias para acomodar os nossos animais.

 Um galinheiro mau, consome a energia das aves por terem de se defender constantemente das adversidades climatéricas,  energia essa retirada ao crescimento e produção de ovos, além disso produz doenças e baixas indesejáveis. 


1.1) Localização

Os galinheiros devem ser construídos de modo a ficarem abrigados dos ventos dominantes, mas não demasiado fechados. Optar por um terreno de areia e se possível na parte mais alta da herdade, de modo a evitar que se acumulem humidades nocivas. A humidade é um dos mais terríveis inimigos das aves e deve-se prevenir contra ela a todo o custo. 


1.2) Orientação

O galinheiro deve ser construído virado para sul nas regiões frias e nas regiões mais quentes virado para nascente. A ideia é que o sol penetre bem pelo galinheiro, mas que não seja demasiado quente no Verão.

1.3) Dimensões
Esteja ou não o galinheiro anexado a um parque aberto, é importante que seja suficientemente amplo para que as galinhas possam permanecer nele nos dias de chuva ou dias extremamente frios. Galinheiros onde as galinhas estão permanentemente, não podem ser demasiado pequenos pois dificulta  a manutenção e prejudica a própria saúde dos nossos animais. 

  Muitas das vezes, o gosto pela variedade leva-nos a ter inúmeras raças, e vamos dividindo os galinheiros cada vez mais... Pense bem quantos animais pode ter de acordo com o seu espaço e tempo disponível.


2) Vacinação

As vacinas são muito úteis, mas como foram desenvolvidas a pensar nas grandes explorações de galinhas de aviário, algumas ficam simplesmente inacessíveis aos criadores lúdicos, outras são demasiado caras, outras até inapropriadas para as nossas galinhas de raça e o nosso modo de criar.
Por isso recomendo simplesmente o uso da Ma5 + Clone 30 (Vacina para prevenção da bronquite infecciosa e doença de newcastle), esta  vacina pode ser usada em galinhas de todas as idades, e  seguindo um plano vacinal desde pintos consegue-se uma óptima taxa de sucesso e os animais crescem muito mais livres de problemas.

 O esquema e método de administração pode variar de acordo com a situação local, por isso recomendo a consulta de um médico veterinário, ele também poderá realizar a encomenda da vacina por nós. 


3) Higiene e desparasitação  


 Uma limpeza regular dos galinheiros é fundamental para evitar acumulação de dejectos; estes libertam  grandes quantidades de dióxido de carbono, aumentam a humidade no galinheiro, atraem parasitas e são potenciais causadores de doenças como a coccídiose. 

 Um problema que todos nós já enfrentámos são os parasitas; os piolhos por exemplo, não só enfraquecem os animais sugando-lhes o sangue como são responsáveis pela propagação de grande parte das doenças.
 Não por eu comercializar, mas porque uso com grande sucesso, tenho mesmo que recomendar  o uso de terra de diatomácea para manter os galinheiros higienizados e livres de parasitas; trata-se de um produto sem químicos, que danifica a  estrutura dos parasitas, desidrata-os ou morrem por simples ingestão; para alem do mais não fica restringido a desparasitante, na verdade tem um largo leque de aplicações, e posso assim poupar numa serie de coisinhas que absorviam muito do meu dinheiro. 

Devo dizer que não sou nenhum defensor incondicional do biológico, mais do que realmente funciona. Acredito que em certas situações o uso de um desinfectante anti-bacteriano pode acrescentar valor nas nossas acções, principalmente nas instalações de criação dos nossos juvenis, ou instalações demasiado fechadas ou pequenas, locais onde o desenvolvimento de bactérias pode ser mais intenso. Também é aconselhável sempre que se tenha um foco de doença; a carga bacteriana nos galinheiros desce, facilitando a recuperação das aves. 

Outra prática por aqui utilizada é a prevenção contra a coccidiose; neste caso utilizo o Baycox, desenvolvido particularmente para o efeito. 
Prevenção dos pintos com mês e meio e repetindo de três em três meses.



4) Alimentação e suplementos 

Na primeira exposição que participei, estava em conversa com o Juiz, quando ele me disse algo que ficou gravado para sempre:  « - Grande parte da genética tem a ver com o que lhes passa pelo bico.»

A mural a tirar é que apesar de ser fundamental adquirir aves de qualidade, o que faremos delas depende só de nós, e grande parte está na alimentação que lhes é fornecida. Os cereais são muito bons, mas por si só insuficiente visto serem pobres em proteína, por isso devem ser acompanhados sempre por uma ração equilibrada. Nas ditas raças de campo, tipo a Pedrês Portuguesa é possível manter os adultos  só à base de cereais, mas mesmo assim é importante que andem realmente a campo, aliás, não há melhor suplemento para qualquer galinha do que um bom espaço verde para elas pastarem.

À parte disso, por aqui gosto de dar uns mimos, principalmente aos pintos que se encontram sempre mais fechados; desde um pouco de ração molhada, o tenébrio, ou legumes cosidos tudo vale para lhes dar uma vitalidade extra.

Voltando ao verde... É fundamental que a partir de um mês de idade seja fornecido aos animais um suplemento de verduras, se não há a possibilidade de pastarem, então teremos de ser nós diariamente a introduzir no galinheiro. 

Agora atenção, alguns alimentos são perigosos para as galinhas,  mesmo tóxicos: açúcar, chocolate,  alimentos ácidos (citrinos, tomate,…), alimentos com mofo, casca de batata crua... Estes são alguns, dos alimentos a evitar.

Nota: Fica sempre muito por dizer, mas esta partilha tem como único objectivo dar a conhecer ou relembrar algumas questões que eu considero mais relevantes…cabe a cada um utilizar as melhores práticas de acordo com as suas possibilidades e ideais.

Que haja sempre vontade de todos em partilhar; pessoalmente  estarei sempre disponível para conversar para eu próprio continuar a aprender .